O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que a vacinação no estado deve começar ainda nesta quarta-feira (18). Camilo e o prefeito de Fortaleza, Sarto, participaram em São Paulo do evento que marcou o envio das vacinas aos 26 estados e Distrito Federal.

“Participo de reunião agora sobre a distribuição da vacina para os estados. O lote do Ceará sai aqui de SP em instantes. O objetivo é começar a vacinação ainda hoje”, afirmou o governador.

A carga das doses da Coronavac chega a Fortaleza no início da tarde em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão é que a aplicação das doses comece às 17h, segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

“Esse avião deve chegar por volta das duas horas da tarde a Fortaleza. De lá vamos iniciar toda a logística para iniciar a distribuição no interior. Nosso objetivo é começar às 17 horas. Iniciar a campanha de vacinação no Ceará”, disse Camilo.

Serão vacinados com este primeiro lote:

– Profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham

– Idosos que residem em asilos

Todos os grupos da fase 1 do plano nacional de imunização vão ser vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

Na tarde deste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac (desenvolvida pelo Instituto Butantan) e AstraZeneca (da Universidade de Oxford). Logo após a aprovação, o governador Camilo Santana anunciou que a liberação do primeiro lote do imunizante chinês para o Ceará deve acontecer na próxima segunda-feira (18).

A logística da distribuição envolve aviões, helicópteros e caminhões, e foram traçadas seis rotas aéreas e duas terrestres contemplando Fortaleza e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte. O Ceará segue o Plano Nacional de Vacinação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Além das doses, outros itens como refrigeradores e insumos para a vacinação — seringas, agulhas, luvas e algodão — já começaram a ser distribuídos no Ceará na semana passada. O Estado vai receber 96 volumes (2.880 kg) em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). É o oitavo maior carregamento do País, de acordo com a Sesa.

(G1 CE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *