Pandemia ainda não acabou: medidas de prevenção devem continuar durante e após vacinação

Mesmo após o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil – no Ceará, a imunização começou na última segunda-feira (18) – a população deve manter a rotina de cuidados para evitar a transmissão da doença.

Especialista do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), ressalta que as medidas de prevenção continuam sendo fundamentais para impedir o surgimento de novos casos de coronavírus no Estado.

Os cearenses devem manter, no dia a dia, o hábito de usar máscara corretamente, higienizar as mãos, respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações em espaços públicos e privados.

Apesar de a vacina representar um avanço em direção ao controle da pandemia, todos devem colaborar para frear a disseminação do vírus no território cearense.

CASOS DA COVID-19 NO CEARÁ E IMUNIZAÇÃO

Até o dia 20 de janeiro, o Estado registrou 358.404 casos de Covid-19 e 10.261 óbitos decorrentes da doença. Os dados estão disponíveis no InegraSUS, plataforma de transparência da Sesa.

A vacinação ocorrerá de forma gradual, à medida que estados e municípios receberem novas doses da Coronavac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Além disso, a imunização acontecerá em etapas, contemplando, inicialmente, grupos prioritários. Durante a primeira fase, serão vacinados trabalhadores da saúde; idosos a partir de 75 anos; pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (em instituições de longa permanência); pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada em terras demarcadas.

(Ceará Agora)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *