Ceará tem média de cinco crimes sexuais por dia em 2020

Em 2020, 1.829 pessoas foram vítimas de crimes sexuais no Ceará. O número representa uma média de cinco vítimas a cada dia do ano. Os números da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) mostram que setembro foi o mês mais violento em relação aos crimes sexuais, com 198 queixas.

Na comparação com 2019, quando foram registrados 1.988 crimes sexuais no estado, houve uma queda de 8% no número desse tipo de crime.

Os crimes sexuais incluem:

– Estupro;

– Estupro de vulnerável, aquele praticado contra vítimas menores de 14 anos;

– Importunação sexual de menor.

As estatísticas da Secretaria da Segurança mostram também que os crimes sexuais foram mais comuns no período da tarde (32% ocorreram nesse turno) e às terça-feiras (23,5% dos casos).

Crimes ocorridos em casa

Em média, 70% dos estupros ocorridos no Brasil ocorrem em casa e, em muitos casos, são cometidos por pessoas da família da vítima.

Em uma operação em Fortaleza em outubro de 2020, 32 pessoas foram presas por crimes sexuais. Entre os detidos estavam pais, irmãos e tios das pessoas que sofreram o abuso.

“É o abuso da relação de confiança que existe entre parentes, às vezes até pais, irmãos e tios. Daí a importância que a família tenha a coragem de noticiar o crime, porque a polícia precisa dessas informações”, disse à época o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso.

(G1 CE)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *