Vagner Calçados

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Vacinas contra a Covid da Janssen devem chegar ao Brasil amanhã

O Brasil vai receber nesta terça (22), às 6h45, o primeiro lote com 1,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Janssen. O avião com os imunizantes está previsto para aterrissar no aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. A informação foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (21) durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19, no Senado Federal.

“Amanhã deve chegar no aeroporto de Viracopos, de Guarulhos, 1,5 milhão de doses da vacina Janssen. São vacinas úteis, como as outras, mas essa é uma dose única que permite uma imunização mais rápida”, anunciou. No total, o governo brasileiro acertou a compra de 38 milhões de doses do imunizante.

A previsão inicial era do recebimento de 3 milhões de doses da vacina Janssen até o dia 15 de junho. Porém, segundo o Ministério da Saúde, o envio dessa quantidade de imunizantes foi cancelada pela própria Janssen, que não teria explicado os motivos. “Essas vacinas estavam previstas no nosso calendário para o último trimestre do ano. Eram 38 milhões de doses. Inicialmente, negociamos com a Janssen e eles iriam nos antecipar na semana passada três milhões de doses. Lamentavelmente não foi possível a chegada dessas três milhões de doses”, disse o ministro.

População vacinada até setembro

O ministro afirmou que a expectativa é de vacinar toda a população até 18 anos de idade até o mês de setembro com, pelo menos, a primeira dose. Para isso, Marcelo disse que mais 160 milhões de doses devem chegar até lá. Destas, 40 milhões estão previstas para julho, mais 60 milhões para agosto e outros 60 milhões para setembro. O ministro voltou a reafirmar que toda a população adulta no Brasil vai receber as duas doses até o mês de dezembro.


(CN7)



0 comentários:

Postar um comentário