Vagner Calçados

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Ceará identifica mais dois casos de variante delta do coronavírus

A variante delta do coronavírus foi confirmada, nesta terça-feira (3), em mais dois cearenses que desembarcaram recentemente no Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins. Com isto, o estado contabiliza seis casos (todos oriundos do Rio de Janeiro) da cepa que inspira maior preocupação neste momento da pandemia.

Os dois passageiros vieram da capital fluminense em diferentes voos do dia 23 de julho, um deles com escala em Guarulhos (SP). Na última quinta-feira (29), outros quatro casos haviam sido identificados. Desta forma, o Centro de Testagem de Viajantes, montado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), reforça a barreira sanitária estadual.

Os dois novos casos são de uma viajante de 22 anos, moradora de Jaguaretama e um residente de Ipueiras, de 20, ambos no interior do estado. Os casos foram identificados pela Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Os dois jovens tiveram amostras positivas para Covid-19 após teste rápido realizado no desembarque na capital cearense, pelo Centro de Testagem do Aeroporto, ocasião na qual foram recomendados a cumprir isolamento de 10 a 14 dias.

Com isto, a Sesa convoca passageiros e tripulantes dos voos listados abaixo a entrarem imediatamente em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/CE) pelos números (85) 98724-0455 / 98438-0480 (das 9h às 17 horas) ou comparecer, munido de cartão de embarque e documento com foto, para realização do exame RT-PCR no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), que está de posse das listas dos viajantes.


(G1 CE)


0 comentários:

Postar um comentário