No Ceará, 2,21 % da população doa sangue, conforme aponta o Plano Diretor de Sangue e Hemoderivados do Hemoce, documento que reúne os principais dados de hemoterapia do Estado e que é atualizado a cada quatro anos. Pessoas do gênero masculino são as que mais doam. O índice cearense está acima da média nacional de 1,8%, de acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde.

“O Hemoce trabalha regularmente com campanhas de conscientização sobre a importância de doar como um gesto voluntário, altruísta e regular. Esses princípios são fundamentais para desenvolver a consciência que a doação de sangue é um gesto para beneficiar pessoas que você nunca irá conhecer e que a principal motivação é ajudar a salvar vidas. No Hemoce, mais de 90% das doações recebidas são espontâneas. Isso mostra que temos uma população consciente da sua responsabilidade social”, afirma a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

Perfil de quem doa

O perfil do doador de sangue do Hemoce é de pessoas do gênero masculino, com idade a partir de 29 anos, com escolaridade de nível médio completo e que se autodeclaram negras ou pardas. A maioria dos doadores é do tipo sanguíneo O positivo. A faixa etária que menos doa é o jovem de 16 a 18 anos.

“É preciso conscientizar os mais jovens para exercer esse ato de cidadania e compromisso social. Os jovens são os doadores do futuro, então essa sementinha precisa ser plantada desde cedo para que possamos ter uma população doadora regular nos próximos anos”, indica Nágela Lima, coordenadora da Captação de Doadores de Sangue.

Em 2020, o Hemocentro de Fortaleza coletou 49.795 bolsas de sangue de voluntários que doaram nas unidades da capital cearense e Região Metropolitana. O Hemoce Sobral foi a unidade do Interior que mais recebeu doações no ano passado. Cada hemocentro regional é responsável pelo atendimento transfusional das suas respectivas regiões.

Cobertura em todo Ceará

Por meio da organização da hemorrede, com as unidades em Fortaleza e no interior do Ceará, o Hemoce abastece a demanda transfusional dos 184 municípios cearenses, atendendo a mais de 480 unidades de saúde. Para manter o estoque seguro, o Hemoce monitora diariamente o número de doações realizadas em todos os postos de coleta.

A meta é receber 330 doações por dia. O Hemoce trabalha, ainda, de forma descentralizada, mas interligada para suprir qualquer necessidade. Em algumas situações, as unidades atendem a demandas de outras regiões fora da sua área de cobertura, como em casos de pacientes de sangue raro.

(Assessoria de Comunicação do Hemoce)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *