CEARÁ: Ligações misteriosas para o próprio número de telefone, Anatel alerta para possível fraude

Usuários de aparelhos celulares do Ceará passaram a receber ligações misteriosas dos próprios números. Há relatos de clientes da operadora Oi em Fortaleza e outras cidades da Região Metropolitana, desde a semana passada, sobre este tipo de telefonema. “Fiquei com medo e não atendi”, diz uma dona de casa que recebeu as ligações.

Os casos inusitados têm causado desconfiança e despertado a curiosidade dos proprietários das linhas ouvidos pelo g1, que estão em busca de uma resposta para saber o que está ocorrendo. Alguns deles chegaram a atender a ligação e não tiveram nenhuma resposta de quem estava do outro lado da linha. Já outros, preferiram não arriscar, por desconfiar que pode se tratar de alguma fraude.

Anatel orienta a não atender as ligações e alerta sobre fraude

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que a recepção de chamadas do próprio número é sintoma de fraude, em que criminosos usam um recurso de falsificação da numeração original, criando alguma engenharia social para obter informações, dados, senhas, tokens de aplicações. O órgão recomenda que o consumidor não atenda as ligações.

(G1 CE)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *