Cientistas identificaram pela primeira vez no Brasil o genótipo cosmopolita do sorotipo 2 do vírus da dengue. A linhagem, a mais disseminada no mundo — presente na Ásia, no Oriente Médio e na África —, nunca havia sido encontrada no território brasileiro.

O genótipo foi identificado em Aparecida de Goiânia (GO). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (5) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A detecção do genótipo da dengue foi liderada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO) e ocorreu em fevereiro a partir de amostra de um caso de dengue do fim de novembro de 2021.

A Fiocruz indica que, para os pesquisadores, a chegada dessa cepa ao Brasil preocupa, porque existe a possibilidade de ela se disseminar de forma mais eficiente do que a linhagem asiático-americana, também conhecida como genótipo 3 do sorotipo 2, que circula no País.

A linhagem, no entanto, ainda de acordo com a equipe, não é a responsável pelo surto de dengue em Goiás, e tudo indica que ela foi identificada rapidamente, o que pode ajudar no controle da cepa.

(Diário do Nordeste)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *