Categorias

Fotos & Eventos (41) Futebol (21) Humor (6) Internacional (42) Mombaça (710) Nacional (330) Polícia (569) Política (98) Regional (751) Tecnologia (28)

Breaking News

Comercial Valéria

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Jovem cearense é detido e internado em clínica psiquiátrica na Rússia

Um cearense de 27 anos foi internado em uma clínica psiquiátrica na cidade de São Petersburgo, na Rússia, após um desentendimento com autoridades no aeroporto, segundo a dona de casa Fátima Pestana, mãe do rapaz. Fátima diz que o filho, Leonardo Pestana Dantas, foi detido no sábado (16), quando se preparava para embarcar de volta ao Brasil.

Segundo ela, o filho ficou surpreso e não entendeu o motivo. “Ele me ligou muito surpreso. Ele me contou toda a história e falou que foi detido depois que as autoridades acharam que ele estava agressivo. Meu filho sempre foi muito calmo, e, se realmente teve um problema, tem que ser tratado aqui, perto de mim”, diz a mãe.

Fátima afirmou ao G1 que está desesperada, pois já entrou em contato com a embaixada do Brasil na Rússia várias e diz não ter nenhuma novidade sobre Leonardo desde a segunda-feira (18). “Estou aflita. Sabe como é mãe. Já falei com eles lá na Rússia [com a embaixada] em muitas oportunidades. Me deram poucas informações. No máximo, disseram que tem um médico olhando ele e pronto. Só isso. Quero ele aqui e se tiver algum problema tem que fazer tratamento aqui”, afirmou.

Os ministério brasileiro das Relações Exteriores informou que o consulado temporário do Brasil em São Petesburgo e a embaixada do Brasil em Moscou acompanham a situação do brasileiro, mantêm contato com seus familiares e prestam a assistência cabível, mas, em respeito à privacidade, não estão autorizados a fornecer informações sobre o caso.

Sonho de ser médico

Pestana é formado em engenharia ambiental. Segundo a mãe do rapaz, ele embarcou em março para o país para estudar russo e tentar cursar medicina. “Ele descobriu, que lá na Rússia, o curso de medicina poderia ser cursado por R$ 9 mil ou R$ 10 mil o semestre. Então, ficou entusiasmado e decidiu ir. Primeiro, o objetivo dele era aprender a língua russa, depois estudar medicina”.

Na segunda-feira (18), ela conseguiu falar com o filho, mas não teve certeza de que ele estava bem. A mãe diz que propôs trazê-lo acompanhado de um estudante de medicina, porém, o pedido foi negado.

A mãe lembra também que Leonardo não se adaptou ao país e se envolveu em uma confusão, no dia 13 de junho, no curso de língua russa. “Ele estava passando por alguma dificuldade. Meu filho teve um desentendimento lá e ocorreu uma confusão", disse.

A amiga da família, a psicóloga hospitar Beatriz, diz que conhece Leonardo há muito tempo e diz que o rapaz está sempre disposto a ajudar as pessoas. “O problema não é ele ter tido um surto, coisa que já achamos muito difícil, mas é ele estar privado de entrar em contato com a família. O Léo é uma pessoa do bem, nunca fez mal a ninguém e sempre está disposto a ajudar os amigos. Ele é incrível”, diz.

Beatriz afirma também que se preocupa com o tratamento que Leonardo recebe na Rússia. “Isso é o que mais nos agustia. Não ter notícias dele. Me preocupo sobre que tipo de tratamento é esse que estão fazendo com meu amigo. Medo até das consequências e sequelas que podem vir a acontecer na vida dele”.




Fonte: G1 CE

JÁ SE ENCONTRA EM TOTAL FUNCIONAMENTO O CONSULTÓRIO VETERINÁRIO VIDA ANIMAL

ESTÁ A PROCURA DE UM CONSULTÓRIO VETERINÁRIO CONFIÁVEL E PRODUTOS DE QUALIDADE PARA SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO OU DE PRODUÇÃO?

Agora em Mombaça, dispomos de toda segurança, conforto e qualidade que seu animal merece! Consultório Veterinário Vida Animal. Onde a Vida do seu Animal é nossa Prioridade. 

Contando com atendimento do Dr. Cleonilson Freitas – Médico Veterinário, que terá prazer em te atender.

Venha conhecer: Consultório Veterinário Vida Animal.  
Rua Antônio Pedro Benevides, 144, em frente ao Bradesco,  Mombaça.
(NO ESPAÇO BESSA)


Contatos: (87) 9.8863-6575 e (88) 9.9746-5068



O FIM DE SEMANA MAIS BADALADO DA REGIÃO É NO BAR E RESTÔ MOMBELL!!!

O BAR mais TOP de Mombaça, sempre inovando, traz um final de semana divertido, com música de boa qualidade, um cardápio variado e as melhores bebidas quentes e geladas! Além do bom atendimento que todos já conhecem, o Bar e Restô Mombell já virou tradição nas noites de Mombaça!


E nesta sexta, teremos muuuuito forró para quem deseja curtir... 

Confira:

Grande meteoro assusta moradores no Centro Sul do Ceará

Uma grande bola de fogo nos céus foi vista por várias pessoas no Sertão do Ceará e da Paraíba. O Jornalista Alex Santana do Portal Iguatu.net do Ceará, entrou em contato com a BRAMON na manhã dessa quinta-feira (21) informando que havia recebido vários relatos do ocorrido na noite anterior (20) por volta das 23:10. Veja alguns dos depoimentos extraídos da matéria publicada no portal.

“Ouvimos um enorme barulho, como se fosse um trovão, algo que nos assustou”, disse o internauta Marcio, de Quixelô, CE.

“Foi algo impressionante, era uma bola de fogo que surgiu e passou vagarosamente no céu, eu e vários amigos observamos até ela sumir no horizonte, e logo após veio o barulho de uma explosão” afirmou o Professor Antônio Vileimar, de Orós, CE.

Quando o Alex Santana nos contactou, já estávamos trabalhando na análise dos dados do meteoro que foi registrado em 4 estações da BRAMON, na CPV1/PB, administrada pelo Diego Rhamon em Campina Grande, a JPZ4/PB em João Pessoa, a GEAZ1/CE, estação administrada pelo Professor Leonardo Tavares recém implantada justamente em Iguatu e a MPE1/CE em Maranguape, administrada pelo Lauriston Trindade, que deverá representar o Brasil e a BRAMON na Conferência Internacional de Meteoros na Eslováquia.

As estações de Iguatu e Maranguape, registraram apenas o início do meteoro e estação de Campina Grande, apenas o final. Mas a estação de João Pessoa, a quase 500 Km de distância registrou todo o meteoro e com um diferencial: em Full HD. Trata-se de uma câmera experimental de alta qualidade que, nessa noite estava apontada justamente na direção onde ocorreu o meteoro.

Análise

Com base nos registros das 4 estações, pudemos fazer uma análise detalhada sobre a trajetória do meteoro e de sua órbita antes de atingir a Terra.

O meteoro entrou na atmosfera exatamente às 23:08:53, numa velocidade de 17.66 Km/s, 88,4 Km acima do município cearense de Jaguaretama. Em 8 segundos, ele percorreu um total de 117.1 Km brilhando intensamente até se extinguir, a 28.1 Km de altitude, sobre o município de Icó, também no Ceará. Nesse percurso, sua velocidade foi reduzida até 12.18 Km/s, o que significa uma desaceleração de 0,68 Km/s².

Segundo nossas análises, o radiante do meteoro está localizado na direção da Constelação do Dragão, no hemisfério norte celeste. Antes de atingir a atmosfera da Terra, o meteoroide apresentava uma órbita muito pouco excêntrica, compatível com asteroides Apolo, o que pode indicar que este meteoro é um fragmento de algum asteroide do tipo NEA (Near Earth Asteroid), que são asteroides potencialmente perigosos para a Terra. Isso nos ajuda a lembrar que o mundo precisa aumentar sua cobertura do céu em busca de asteroides potencialmente perigosos para a Terra, que é justamente o tema do Asteroid Day, celebrado anualmente no dia 30 de junho.

Ainda não temos dados sobre as características físicas (tamanho e massa) do objeto e nem se existe a possibilidade de haverem meteoritos em solo desse meteoro. Mas informaremos aqui assim que concluirmos essas análises.



Com informações da BRAMON

Tentativa de chacina durante jogo do Brasil deixa pessoas feridas no Ceará

Um tentativa de chacina ocorreu na manhã desta sexta-feira, 22, no bairro do Lagamar, em Fortaleza. Segundo informações da Polícia Militar, um grupo de dez jovens assistia jogo entre Brasil e Costa Rica quando foi surpreendido por pelo menos três atiradores em um veículo Prisma da cor preta. Pelo menos três pessoas ficaram feridas.

De acordo com o comandante da 3ª Cia do 22º Batalhão da Polícia Militar do Ceará, major Bellini, os criminosos iniciaram a abordagem anunciando que eram policiais, encostaram o grupo contra um muro para uma revista e passaram a efetuar vários disparos contra eles logo depois. Eles utilizavam balaclavas ocultando os rostos e coletes da Polícia Civil do Ceará.

A Polícia ainda apura a motivação do crime. "Os criminosos souberam pelas redes sociais que esse grupo estava assistindo o jogo lá, então foram lá fazer esse ataque", diz Bellini, que afirma serem "comuns" ataques do tipo na região. 

O crime ocorreu na localidade conhecida como Beco da Vila Amâncio, próximo à avenida do canal do Lagamar e a menos de um quilômetro da Delegacia do 4º Distrito Policial do Pio XII. Os criminosos estacionaram o veículo a cerca de um quarteirão do local dos ataques. Depois que o grupo começou a efetuar os disparos, os jovens buscaram abrigos em residências próximas. 




Fonte: O Povo Online

EM MOMBAÇA: Jovem é presa por tráfico de drogas

Policiais civis da Delegacia Municipal de Mombaça efetuaram a prisão de uma mulher, na noite de quarta-feira (20), suspeita de traficar entorpecentes no município situado na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20). Em um dos cômodos, os profissionais de segurança encontraram alguns papelotes de cocaína, que confirmaram a realização do delito. O fato ocorreu no bairro Vila Betânia.

Em diligências em até o local, a equipe da Polícia Civil abordou a mulher identificada por Tais Cristina Vieira da Silva (21), que não possuía antecedentes criminais. Na propriedade, os policiais realizaram buscas que culminaram nas apreensões de 18 papelotes de cocaína prontos para serem comercializados. Ainda conforme as apurações, foi identificado que a mulher realizava a traficância junto a um comparsa, que já havia sido preso, anteriormente, pelo mesmo crime.




Brasil faz dois gols nos acréscimos, e Neymar chora em vitória sofrida sobre a Costa Rica

RESUMÃO:

1º TEMPO

Durante todo o primeiro tempo, o Brasil teve estatísticas melhores do que as da Costa Rica, mas isso só foi materializado em bom futebol numa mínima parte. Quando acelerou o jogo, a equipe conseguiu achatar o adversário em sua área, mas não concluiu. A melhor chance de gol, aliás, foi da Costa Rica. Num avanço pela direita, Borges recebeu livre na área e finalizou mal. Neymar, Willian e Gabriel Jesus outra vez ficaram abaixo, embora o camisa 9 tenha tido um gol bem anulado por impedimento. Como num replay da estreia, Coutinho se destacou nesses primeiros 45 minutos.

2º TEMPO

Até Coutinho e Neymar marcarem, aos 46 e 53 minutos, foram inúmeras as chances perdidas por um Brasil, dessa vez sim, melhor na prática. Com Douglas Costa no lugar de Willian, a equipe teve amplitude necessária para encontrar espaços na defesa da Costa Rica. Gabriel Jesus cabeceou no travessão, Navas fez boas defesas, a zaga cortes milagrosos, e quando não havia costarriquenhos no caminho, Neymar, num tapa de direita, desperdiçou chance rara. O pênalti anulado pelo árbitro foi como a certeza de que poderia haver mais dezenas de minutos e o gol não sairia. Nem toda certeza se concretiza. Felizmente. A insistência do Brasil castigou a cera da Costa Rica.







Alerta contra a dengue, zika e chikungunya em cidades do Sertão Central cearense

Boa Viagem ,Canindé, Caridade, Choró, Ibicuitinga, Itatira, Milhã, Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu, estes municípios do Sertão Central estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. O diagnóstico foi divulgado esta semana pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) com base no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

O Ministério da Saúde está monitorando a situação no Ceará. Este ano, entre janeiro e e a penúltima semana de abril foram notificados 3.709 casos prováveis de dengue no Estado. Em 2017, no mesmo período, foram 24.250. Os números apresentam redução de 85%. Em relação à chikungunya, foram registrados 1.473 casos prováveis. A redução é de 97% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 48.098 casos. Sobre os casos de zika, foram 58 registros prováveis, uma redução de 94%.

Influenza

Segundo a Sesa, no Ceará, até o dia 6 de junho deste ano, foram notificados 1.105 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Dentre estes, 36,6%, 405, foram causados pelo vírus influenza. Outros 48,7%, 538 casos, são de SRAG não especificada, 1,3%, o equivalente a 15 diagnósticos, foram provocados por outros vírus e 13,3%, representando (147 dos casos de SRAG estão em investigação. No Sertão Central já foi registrado um óbito em Milhã e dois em Solonópole. No Estado, são 61 óbitos este ano.




Fonte: Diário do Sertão Central

Detento é degolado dentro da maior penitenciária do Cariri

Um detento foi achado morto nesta quinta-feira (21) em um presídio em Juazeiro do Norte. Segundo a Polícia Militar, Antônio Alex Macedo Pinheiro, de 24 anos, foi decapitado por presos durante um princípio de motim, nesta madrugada. A informação não foi confirmada pela Secretaria da Justiça e Cidadania.

O crime será investigado pelo Núcleo de Homicídio e Proteção à Pessoa (NHPP), que recolheu armas artesanais, como facas e espetos, que podem ter sido utilizadas no assassinato do preso.

De acordo com a Sejus, a vítima é natural de Quixadá e respondia por três homicídios. Ainda conforme a secretaria, a Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), em Juazeiro do Norte, suporta 549 presos, mas 34% mais presos que a lotação.

Isso significa que a maior unidade prisional da região está superlotada, hoje com 740 detentos. Em nota, a Sejus informou que a unidade deve ser reformada, mas não informou quando.

A situação de superlotação da Pirc já foi denunciada pela Comissão de Direito Penal e Penitenciário da OAB Ceará, em 2017.

Fuga

O assassinato do preso acontece menos de 48 horas depois da fuga em massa, ocorrida na terça-feira (19), na Pirc. Os detentos teriam cavado um túnel, que dá acesso à área externa de um dos muros da penitenciária.

Um dos policiais que fazem a segurança externa nas guaritas atirou pra cima várias vezes, na tentativa de evitar a fuga, mas não conseguiu. Cerca de 24 conseguiram fugir e, de acordo com a Sejus, 13 foram recapturados pela PM, que continua em diligência.




Fonte: G1 CE

Suspeitos de furtar Creche em Mombaça são presos

Após denúncias acerca de furtos que foram cometidos na obra de uma creche municipal, na cidade de Mombaça – Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu a dupla suspeita do crime, na última sexta-feira (15). Com eles, foram apreendidos alguns fios, que são os mesmos utilizados na instalação elétrica do prédio.

Após o caso ser noticiado para a Delegacia Municipal de Mombaça, acerca de furtos de chuveiros e fios elétricos em uma creche na localidade de São Domingos, a Polícia Civil iniciou as diligências objetivando localizar os suspeitos. Após informações colhidas no local do crime, os policiais identificaram o primeiro envolvido, que é conhecido por “Gaguinhos”, e se trata de F. W. da S. (32) – com passagens pela Polícia por ameça e por Lei Maria da Penha. Em buscas na região, o homem foi encontrado na companhia de E da S N (25) – com antecedente criminal por lesão corporal dolosa – e ambos são investigados por participação em furtos na região.

Com as capturas, a PCCE foi até a residência onde a dupla residia e localizou alguns fios oriundos dos furtos. Ainda por meio das investigações, a Polícia Civil identificou que a dupla esteve mais cedo, no mesmo dia, vendendo alguns chuveiros que foram furtados do prédio público. Os dois foram conduzidos para a Delegacia Municipal e autuados em flagrante por furto qualificado.



Fonte: SSPDS.














quinta-feira, 21 de junho de 2018

Quatro ônibus escolares da prefeitura de Icó são destruídos durante incêndio

Três ônibus e um microônibus escolares foram destruídos durante um incêndio na madrugada desta quinta-feira (21) na cidade de Icó, interior do Ceará. Segundo o Corpo de Bombeiros, os veículos estavam no terreno de uma empresa que servia como estacionamento.

Conforme o subtenente Lamonier, da equipe dos Bombeiros de Iguatu, que atendeu a ocorrência, o fogo começou por volta das 2h, na traseira de um dos ônibus. As chamas se espalharam pelo mato e atingiram os demais os coletivos.

Ao chegar no local, o Corpo de Bombeiros já encontrou os ônibus consumidos pelo incêndio. Os agentes realizaram o trabalho de rescaldo e evitaram que as chamas atingissem outros veículos que estavam no local.

Investigação

O subtenente acredita que o incêndio tenha sido acidental, provocado por alguma faísca que tenha atingido o mato do terreno. No entanto, as causas serão confirmadas somente após uma perícia no local.

Uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foi enviada para vistoriar os veículos. Ainda não há prazo confirmado para divulgação do laudo com as causas do ocorrido. A Polícia Civil de Icó informou que também está investigando o caso.

Em nota, a Prefeitura de Icó informou que a secretária da Educação, Professora Aurineide Amaro, estará juntamente com a Procuradoria Jurídica do Município "tomando as providências necessárias, com a confecção de boletim de ocorrência e pleito para diligências policiais, no sentido de que não restem dúvidas acerca do ocorrido, inclusive, com perícia técnica nos ônibus incendiados".

Veículos escolares ficaram destruídos no incêndio.




Fonte: G1 CE

Homem morre em confronto com BPRaio e Cotar na zona rural de Ibaretama

Um homem identificado apenas pelo pseudônimo de “Berg“, 36 anos, morreu na tarde desta quarta-feira (20) durante um confronto com equipes do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e do Comando Tático Rural (Cotar) na zona rural de Ibaretama, no Sertão Central. A Polícia informou que as equipes realizavam uma varredura na região quando ao chegarem na localidade de Riacho do Gado, um suspeito correu para os fundos de um bar. Os policiais tentaram aborda-lo, mas foram recebidos a tiros.

Os policiais reagiram em legítima defesa. No confronto “Berg” foi baleado. Ele ainda foi socorrido ao Hospital Municipal de Ibicuitinga, local mais próximo, mas não resistiu ao ferimento. A vítima era suspeita de tráfico de drogas na região e também de manter um arsenal de armas de fogo, cedidas para criminosos praticarem assaltos e homicídios. Dois revólveres calibre 38, munições e ainda duas espingardas, uma calibre 12 e a outra 32, foram encontradas em uma casa apontada como pertencente ao suspeito.

Uma fonte da Polícia ainda informou que uma mulher foi detida durante a ronda policial. Ela, as arma de fogo e munições foram apresentadas na delegacia regional da Polícia Civil em Russas.




Fonte: Diário do Nordeste

OPORTUNIDADE EM MOMBAÇA: CURSOS GRATUITOS! SE QUALIFIQUE NO MERCADO DE TRABALHO...

CURSOS GRATUITOS: Atenção galera de MOMBAÇA - CE, a UNICURSOS está trazendo CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS. Não percam essa oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho! É DE GRAÇA!

Início: 07/07 (SÁBADO).
* Duração: 04 sábados.

CURSOS:
•Assistente Administrativo com RH
•Atendente de Clínicas e Hospitais
•Atendente de Farmácias

•Faça sua matrícula no nosso site: www.unicursosfortaleza.com.br

Para mais informações entre agora em um de nossos WhatsApp: (85) 99928-0325 Tim; (85) 98582-0372 Oi.

Local dos Cursos: Premium Hotel

É TOTALMENTE GRATUITO, NÃO PERCAM ESTA GRANDE OPORTUNIDADE!!! 


quarta-feira, 20 de junho de 2018

MOMBAÇA: O ATENDIMENTO NA ÓTICA BENILIZ SERÁ AMANHÃ!!! E TEM GRANDES PROMOÇÕES...

O atendimento na Ótica Beniliz será nesta quinta, dia 21, faça seu exame de vista totalmente GRÁTIS e ainda estaremos te esperando com grandes promoções que só a melhor ÓTICA de Mombaça pode te oferecer!

Você que não marcou sua consulta, ainda dá tempo! Basta ligar para os nossos telefones:



(88) 3583-2488
ou celular (WhatsApp)
(88) 9 9855-1609

SÓ LEMBRANDO...


- NA COMPRA DO SEU ÓCULOS DE GRAU NOVO, PAGUE APENAS AS LENTES!

- VOCÊ AINDA PODE PARCELAR NO CREDIÁRIO PRÓPRIO DA LOJA!

Compre seus óculos com quem entende! Só na BENILIZ você tem essas vantagens... Além de comprar o seu óculos de grau novinho, você pode parcelar no crediário próprio e PAGAR APENAS AS LENTES!



Polícia Civil apreende mais de 41 kg de mineíta e prende dois homens suspeitos

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de diligências de equipes do 33º Distrito Policial (Goiabeiras), prendeu dois homens suspeitos de distribuir e armazenar 41,4 quilos de mineíta, além de ampolas de lidocaína, substâncias químicas utilizadas para mistura de cocaína. O material foi apreendido com dois suspeitos, que já tinham passagem pela Polícia. A ação policial se desenvolveu na última segunda-feira (18).

Em incursão para averiguar uma denúncia anônima sobre o tráfico de drogas no bairro Vila Velha, os policiais civis lotados no 33º DP se dirigiram até uma residência na Rua Beira Rio. Ao observarem a chegada de um suspeito em um Fiat Palio, em frente ao endereço, os agentes abordaram o homem, que se identificou como sendo Wesley Lima da Silva (25), com passagem por lesão corporal e violência doméstica. Após revista no veículo, foram encontrados alguns pacotes de mineíta e um liquidificador industrial. Dentro do imóvel, mais pacotes com mineíta foram localizados, assim como frascos de lidocaína. A residência alvo das denúncias estava vazia e sem móveis nos cômodos.

Dando continuidade à ação, o segundo suspeito, identificado por Paulo Henrique Lima de Sousa (33), com uma passagem por crime contra a fé pública, foi localizado e preso, em uma residência próxima. Conforme a Polícia Civil, ele também participa do esquema criminoso de distribuição de drogas na região.

Conforme investigações, Wesley é apontado como responsável por fazer a entrega e distribuição do material ilícito em Fortaleza que, por sua vez, repassava o dinheiro arrecadado para Paulo Henrique. Inclusive, dentro do imóvel da Rua Beira Rio, os policiais civis encontraram um caderno com registros de negociações do tráfico de drogas. Além do veículo guiado por Wesley e das substâncias, uma quantia em dinheiro que estava na posse dos suspeitos foi apreendida.

Os suspeitos foram conduzidos para a sede do 33º DP e autuados por tráfico e associação para o tráfico de drogas. A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de identificar a origem da droga e outros envolvidos que davam suporte à prática delituosa. As substâncias químicas apreendidas na ação foram encaminhadas para análise na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).





Fonte: SSPDS


ATENÇÃO: 83 municípios no Ceará em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya

No Ceará, 83 cidades estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya. É o que aponta o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Dos 184 municípios do Estado, 64 aparecem na lista de alerta - incluindo Fortaleza. Ao todo, 19 estão cidades em risco de surto das doenças.

O Ministério da Saúde destaca que é necessário intensificar ações de combate ao mosquito. Segundo o estudo, 1.153 municípios no País têm alto índice de manifestação. Esse número corresponde a 22% de municípios com risco de surto para dengue, zika e chikungunya.

Dos 5.191 municípios que realizaram monitoramento do Aedes aegypti, 4.933 fizeram por levantamento de infestação (LIRAa/LIA) e 258 por armadilha - quando a infestação do mosquito é muito baixa ou inexistente.

De acordo com o Ministério da Saúde, cresceu o investimento para as ações de Vigilância em Saúde. O valor passou de R$ 924,1 milhões, em 2010, para R$ 1,94 bilhão, em 2017. A previsão para este ano é de R$ 1,9 bilhão. 

Repassado mensalmente aos estados e municípios, o recurso é destinado à vigilância das doenças transmissíveis, a exemplo da dengue, zika e chikungunya.

Casos notificados em 2018

Entre janeiro deste ano e o último dia 21 de abril, foram notificados 3.709 casos prováveis de dengue no Ceará. Em 2017, no mesmo período, foram 24.250, apresentando redução de 85%. Em relação à chikungunya, foram registrados 1.473 casos prováveis. A redução é de 97% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 48.098 casos. Já sobre os casos de zika, foram 58 registros de casos prováveis no estado, uma redução de 94% em relação ao mesmo período de 2017 (960).





Fonte: O Povo Online



MOMBAÇA: ACHADO DE CADÁVER

Um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado hoje (20), em Mombaça, nas proximidades da Vila dos Bujões. Um senhor que andava por um roçado, encontrou a cova, onde logo em seguida foi descoberta a ossada humana. 

A Polícia Civil e Militar estão no local realizando os procedimentos de identificação e resguardando o local. Acredita-se ainda que o corpo era de um jovem, desaparecido a mais de dois anos no município de Mombaça.

A identificação do corpo ainda não foi revelada. A delegacia de Polícia Civil de Mombaça, agora irá fazer a averiguação se realmente existia o registro de desaparecimento da vítima que portava seus documentos de identificação sendo achados junto ao cadáver. O IML será acionado para periciar o corpo e saber se havia indícios de maus tratos, ou qual a real causa da morte. 






Polícia deflagra quadrilha no Sertão Central, Cariri e Capital, 19 suspeitos são presos

Praticamente um ano após a realização da Operação Faixa de Gaza, com a prisão de 14 pessoas, ainda a apreensão de drogas e armas de fogo, em Senador Pompeu, a Polícia Civil deflagrou a segunda fase dessa operação, dessa vez se estendendo à capital cearense e também ao Cariri. Nesta terça-feira (19) foram presos 19 suspeitos, incluindo mulheres. A operação foi realizada com o auxílio de equipes da Polícia Militar nas três cidades.

De acordo com informações de uma fonte da Polícia Civil, Também foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão. Em um deles os policiais apreenderam uma prensa hidráulica. O equipamento estava sendo utilizado para embalar drogas. Maconha, cocaína, balança de precisão, revólveres e um malote com a estampa “Polícia Federal” foram apreendidos  nas buscas.

A lista completa de presos ainda vai ser fornecida pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Na relação estão quatro mulheres.

Parte dos presos integram facções criminosas rivais. A ação policial decorre de investigações sobre o tráfico de drogas e de disputas entre grupos criminosos de Senador Pompeu, com constantes crimes de morte,o último deles na noite da segunda-feira (19), nas proximidades do Clube do Vaqueiro. Dois homens invadiram a residência da vítima e praticaram o homicídio. Os trabalhos de inteligência continuam, para evitar mais mortes e coibir o tráfico.

A primeira fase da Operação foi executada em 14 de julho do ano passado. Contou com aproximadamente 130 profissionais das forças de segurança do Estado. Foram cumpridos 34 mandados em razão de investigações sobre o tráfico de drogas em Senador Pompeu. Em decorrência de confrontos entre integrantes de grupos rivais na cidade a operação foi batizada de “Faixa de Gaza”, em alusão ao território em conflito entre israelenses e palestinos no Oriente Médio.

Fuga em massa

Enquanto a Polícia cearense se empenha para tirar os criminosos de circulação, 20 detentos conseguiram fugir da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), em Juazeiro do Norte. Coincidentemente, a fuga ocorreu no mesmo dia da Operação Faixa de Gaza, com a prisão de duas pessoas nessa cidade, 13 em Senador Pompeu e mais quatro em Fortaleza.








Fonte: Diário do Nordeste

Homens são presos por simular roubo de caminhão para ficar com dinheiro do seguro

O motorista de um caminhão foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta terça-feira (19) após simular um assalto ao veículo para tentar receber o dinheiro do seguro na cidade de Morada Nova, na região do Jaguaribe, interior do Ceará. Outros três homens que esconderam o caminhão e ajudaram a simular o crime foram presos.

De acordo com o inspetor Flávio Maia, chefe do Núcleo de Comunicação da PRF, o suspeito ligou para a polícia informando que havia sido roubado em uma estrada de Morada Nova. Uma equipe da PRF foi ao local e ouviu o depoimento da suposta vítima.

Os policiais realizaram buscas e localizaram dois homens em uma caminhonete, modelo L200, na saída do município. Após vistoria no interior do carro, os agentes encontraram os documentos da suposta vítima que havia comunicado o roubo ao caminhão.

Caminhão escondido

No entanto, após serem levados à delegacia, o trio foi ouvido e a polícia identificou que eles já se conheciam. A polícia investigou o caso e localizou o caminhão escondido em um terreno no Bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza. O dono do imóvel também foi detido.

O objetivo do grupo era comunicar o falso roubo e entrar com uma ação para receber o dinheiro do seguro automotivo. A PRF conduziu os quatro homens para a Delegacia do Bairro Bom Jardim.

Eles foram autuados por falsa comunicação de crime e também por organização criminosa. A polícia segue investigando o caso para tentar identificar se há mais envolvidos no golpe.




Fonte: G1 CE